Medea-Chart | As Cartas Náuticas Medievais e Renascentistas: origem, uso e evolução é um projecto de investigação em História da Cartografia Náutica financiado pelo European Research Council, atribuído ao Dr. Joaquim Alves Gaspar em Setembro de 2016, que irá decorrer entre Setembro 2017 a Agosto 2022, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Este projecto tem como principal objectivo resolver uma série de questões cruciais relacionadas com a origem, evolução técnica e utilização de cartas náuticas durante a Idade Média e o Renascimento, que há muito inquietam estudiosos. Para alcançar este objectivo, os investigadores propõem aplicar técnicas inovadoras de análise cartométrica, modelação numérica e análise multispectral, como complemento às técnicas tradicionais de investigação em História. Com a introdução destas técnicas propõem resolver problemas históricos que persistem durante décadas e alterar profundamente a disciplina, permitindo novas e estimulantes oportunidades de investigação.

 

O projecto propõe responder às seguintes questões historiográficas:

  • Quando, onde, como e com que finalidade foram produzidas as cartas portulanas?

  • Como e quando é que as primeiras cartas de latitude foram construídas, após a introdução de navegação astronómica, e como evoluiram tecnicamente?

  • Como é que cosmógrafos, cartógrafos e pilotos resolveram as inconsistências das cartas medievais, causadas pela assumpção implícita de que a Terra era plana e pelo efeito variável da declinação magnética no tempo e no espaço?

  • Como eram utilizadas as cartas náuticas no mar?

 

Esperamos assim, mostrar que o estudo de mapas antigos contribuirá para esclarecer e revelar novas questões de relevância directa para a história da ciência. 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now