Joaquim Alves Gaspar | Investigador Principal

Oficial da Marinha Portuguesa, actualmente reformado, especialista em Navegação, doutor em Oceanografia Física e doutorado em Sistemas de Informação Geográfica. Tem-se dedicado intensamente à História da Cartografia desde 2005. A sua investigação foca-se maioritariamente na análise cartométrica e modelação numérica de mapas. Além disto, dedica parte da sua vida à macro-fotografia. 

Henrique Leitão | Investigador Sénior

Doutorado em Física, actual director do Departamento de História e Filosofia da Ciência, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Durante os últimos anos tem dedicado os estudos a variadas áreas na história da ciência, embora maioritariamente se foque em História da Ciência Renascentista, especialmente em Matemática, Astronomia e Ciência Náutica. Para este projecto, contribuirá principalmente no estudo de textos e análise multi-espectral de manuscriptos cartográficos. Consulte a sua página pessoal para mais informações. 

André Ferrand de Almeida | Investigador

 

Licenciado em História pela Universidade de Coimbra e Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa. Tem trabalhado sobretudo em História da Cartografia Ibérica da América do Sul, em especial na cartografia do Brasil Colonial e  da Região Amazónica. É, desde há vários anos, colaborador regular da Área de Cartografia da Biblioteca Nacional de Portugal e, recentemente, colaborou também no quarto volume da History of Cartography, dedicado à cartografia no período do Iluminismo Europeu, a ser publicado pela The University of Chicago Press em 2019. Os seus interesses de investigação abrangem um campo vasto no âmbito da História da Cartografia na Época Moderna incluindo, não apenas a cartografia manuscrita, mas também a cartografia impressa. No quadro do seu projecto de doutoramento irá centrar a sua investigação nas cartas náuticas europeias elaboradas entre os finais da Idade Média e o início da Época Moderna.

Gregory McIntosh | Investigador

Bacharel em Filosofia com uma experiêcia profissional bastante diversificada que inclui engenharia aeronáutica, direcção de uma galeria de arte e gestão de projectos. É ainda autor reconhecido na exploração renascentista e cartografia além de ser um especialista no mapa de Piri Reis. Desenvolve investigação em mapas e cartas náuticas desde séc XIII até ao séc XVI como parte do seu trabalho de doutoramento em História e Filosofia da Ciência. 

Bruno Almeida | Investigador de pós-doutoramento

Licenciado em Engenharia Física, mestre e doutor em História da Ciência e da Tecnologia. Na sua dissertação de doutoramento dedica-se à influência dos trabalhos de Pedro Nunes na Europa, durante o século XVI. Neste projecto, irá trabalhar maioritariamente na cartografia renascentista e ciência náutica.

Gonçalo Dias | Investigador de pós-doutoramento

Licenciado e doutorado em Engenharia Física desenvolveu grande parte da sua investigação em Física Teórica e Dinâmica de Fluidos, adicionalmente participou num grupo de investigação em História da Ciência, nomeadamente com trabalho sobre as ideias de Newton em Portugal. Neste projecto irá trabalhar em análise cartométrica de mapas medievais mas o seu interesse extende-se à relação entre instrumentos técnicos, artesãos e revolução cientifica. 

Ricardo Vaz| Bolseiro de Investigação

Mestre em Engenharia de Computadores na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desenvolveu trabalho de investigação no tema de Visualização Analítica de Agregações de Trajetos com Rosas dos Ventos focando-se na utilização de rosas dos ventos para analisar vias agregadoras em mapas. Ricardo especializou-se em Sistemas de Informação e actualmente é responsável pelo desenvolvimento do sistema de gestão para estudar os mapas e as cartas náuticas.  

Ana Margarida Nunes | Gestão e comunicação de ciência

Licenciada em Biologia (Microbiana e Genética), doutorada e pós-doutorada em Neurociências. Durante os últimos anos tem aquirido uma experiência diversificada em gestão e comunicação de ciência. No entanto, esta diversidade de experiências tem como base um percurso profissional concreto acente na valorização da ciência portuguesa e na aproximação da ciência à sociedade pelas artes.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now